A nossa colunista DRA ANA CLÁUDIA RAPOSO teve o seu trabalho de doutorado publicado em diversos sites pelo mundo. Grandes órgãos internacionais, como  THE NEW YORK TIMES, CNN, NATIONAL GEOGRAPHIC escobriram o que a gente já sabia há meses: DRA ANA RAPOSO é FERA!

O trabalho também foi reconhecido pelo jornal CORREIO DA BAHIA que deu a capa para o estudo.

Confira matéria do portal EXTRA, do grupo Globo.


Lágrimas de pássaros e de répteis se assemelham às dos humanos, conclui estudo.

Um estudo de pesquisadores brasileiros concluiu que a composição de lágrimas de pássaros e de répteis se assemelha a de seres humanos. Embora as lágrimas de mamíferos como cães e cavalos sejam mais semelhantes às dos humanos, a pesquisa mostra que há quantidades semelhantes de fluido eletrolítico nas lágrimas de pássaros, répteis e humanos.

O estudo, realizado por pesquisadores da clínica veterinária da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, foi divulgado pela rede de notícias americana CNN.

Para realizá-lo, pesquisadores do Brasil coletaram amostras de lágrimas de animais saudáveis de sete espécies de pássaros e de répteis, incluindo araras, falcões, corujas e papagaios, bem como tartarugas fluviais e marinhas e jacarés.

Os pesquisadores também analisaram os padrões de cristalização que se formam quando as lágrimas secam, o que pode fornecer informações sobre as variações nos tipos de lágrimas e até revelar certos tipos de doenças oculares.

— Embora aves e répteis tenham estruturas diferentes responsáveis pela produção de lágrimas, alguns componentes desse fluido (eletrólitos) estão presentes em concentrações semelhantes às encontradas em humanos. Mas as estruturas cristalinas se organizam de maneiras diferentes para garantir a saúde dos olhos e o equilíbrio com os diversos ambientes — acrescentou Arianne Oriá, principal autora do estudo, à CNN.

Embora a composição das lágrimas humanas já tenha se tornado bem conhecida anteriormente entre os estudiosos, até agora havia muito pouca pesquisa sobre a composição e as estruturas das lágrimas em répteis, pássaros e outros mamíferos.

 

Comentários no facebook