Um grupo de bolsonaristas extremistas invadiram o Congresso Nacional na tarde deste domingo (8), em Brasília, após confronto com a polícia militar. O grupo marchou pela Esplanada dos Ministérios e furou os bloqueios até chegar no prédio do Congresso. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.

Os policiais tentaram conter o grupo de “manifestantes”  com gás de pimenta e bombas de efeito moral , no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. No local há pontos com fumaça e várias vidraças quebradas. O grupo subiu a rampa que dá acesso ao prédio e ocupa a parte externa do edifício, onde ficam as famosas cúpulas.

No Congresso, os invasores chegaram no Salão Verde, que tiveram as vidraças depredadas. Um grupo menor também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e conseguiu entrar na área externa do prédio. Os policiais formaram uma barreira para impedir o acesso ao interior do prédio. O prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) também foi invadido.

Além de intervenção militar — o que é inconstitucional — eles pedem a prisão do presidente Lula (PT). O Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB),autorizou o uso da Força Nacional na segurança do Distrito Federal para evitar protestos violentos no local. O reforço na segurança local vai até amanhã. Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (DF) informou que trabalha para “garantir a paz social”.

Os grupos bolsonaristas chegaram a Brasília no último sábado (7) para protestos que ocorreriam amanhã. O movimento ocorre após o esvaziamento do acampamento em Brasília depois da posse de Lula.

Comentários no facebook