O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi eleito por unanimidade como novo presidente da Petrobras. A votação no Conselho de Administração aconteceu na manhã desta quinta-feira (26). A indicação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem Prates vai se reunir para decidir algumas nomeações.

Prates tem 30 anos de experiência no mercado de petróleo e energia, além de atuar nas áreas de energias sustentáveis e transição energética. Ele fez parte da equipe de transição, atuando no GT de Minas e Energia. Além disso, Prestou consultorias para o governo do Rio Grande do Norte e comandou a Secretaria de Energia do estado entre os anos de 2008 e 2010.

Para poder ocupar a nova função à frente da Petrobras, ele renunciou ao mandato de senador uma semana antes de seu término. No senado, Jean Paul foi autor da lei que regulamenta a captura e o armazenamento de carbono, relator do Marco Legal das Ferrovias, das novas leis sobre a produção de biogás em aterros sanitários e da nova lei de mobilidade urbana sustentável.

Foi também relator de dois projetos de lei com o objetivo de intervir no preço dos combustíveis e que alteram a tributação do setor. Os dois textos estão parados na Câmara dos Deputados.

Ações Caem

Após Jean Paul Prates ser anunciado presidente da Petrobras as ações da estatal caíram na Bolsa de Valores.Por volta das 15h30 (horário de Brasília), as ações ordinárias da estatal (PETR3) caíam 3,45%, negociadas a R$ 29,42; enquanto as preferenciais (PETR4) caíam 3,27%, valendo R$ 26,06.

Comentários no facebook