Durante a abertura da Cúpula de Estados Latino Americanos (CELAC),nesta terça-feira (24), em Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou aos presentes que o Brasil voltou às discussões diplomáticas com os países membros. “É com muita alegria e satisfação muito especiais que o Brasil está de volta à região e pronto para trabalhar lado a lado com todos vocês, com um sentido muito forte de solidariedade e proximidade.”, comemorou.

Lula relembrou o encontro que foi sediado pelo Brasil em 2008, na Costa do Sauipe e falou dos desafios que as nações integrantes da cúpula tem para enfrentar as crises e mudanças atuais. “A maior parte desses desafios, como sabemos, é de natureza global, e exige respostas coletivas. Não queremos importar para a região rivalidades e problemas particulares. Ao contrário, queremos ser parte das soluções para os desafios que são de todos.”.

O presidente também agradeceu aos chefes de estado ao se posicionarem contra os atos golpistas do dia 08 de janeiro e ressaltou a luta contra o extremismo no continente.
Para finalizar, Lula reiterou a volta do Brasil a Celac, depois de três anos fora da cúpula por questões ideológicas, e disse que o país está se reencontrando “consigo mesmo”.

Comentários no facebook