Nove membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram dispensados pelo governo. No total, em 19 dias, a presidência da república já dispensou 140 militares, que estavam lotados em diversos órgãos, além do GSI, como o Gabinete Pessoal da Presidência da República.
As primeiras dispensas foram publicadas no segundo dia de governo, mas se intensificaram após os ataques terroristas . Só nesta semana foram mais de 60 no Palácio da Alvorada e no escritório do GSI no Rio de Janeiro.
As mudanças ocorrem após uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde ele manifestou, publicamente, desconfiança com os militares.
Mais dispensas
Na última quarta-feira (18), o governo dispensou superintendentes regionais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em 25 estados e no Distrito Federal e trocou a direção da PF (Polícia Federal) em 18 estados .
Na PRF, 26 dos 27 superintendentes já fo ram dispensados. Na PF, 18 mudanças estão sendo promovidas. As mudanças já foram publicadas na edição extra do Diário Oficial da União.