O dia de hoje (quinta-feira) foi marcado por alta instabilidade no mercado financeiro brasileiro, representado pelo IBOVESPA (índice da bolsa BOVESPA).
O IBOVESPA, que oscilou entre queda máxima de 2,61% e alta máxima de 0,60%, sinalizando queda durante praticamente todo o dia, se recuperou no final da tarde e fechou com surpreendentes 1,59% positivos.
O dólar chegou a ser cotado a R$ 5,97 (recorde histórico), mas desacelerou e virou em queda para R$ 5,81, desvalorização de 1,12%.
Como este é o primeiro texto, cabe explicar que o mercado financeiro brasileiro é altamente influenciado por alguns fatores: mercado externo (bolsas de valores de outros países, em especial EUA e Europa), cenário político nacional, situação de grandes empresas nacionais (que representam grande volume do capital que gira na nossa bolsa) e mercado petrolífero mundial.
A cada dia tentaremos apontar os fatos que influenciaram na alta ou queda do índice que aqui analisamos. No caso de hoje, o índice flutuou em volta dos seguintes fatos:
- Instabilidade das bolsas europeias e americana;
- Tensão política nacional sobre vídeo da reunião ministerial;
- Temores sobre economia mundial frente ao coronavirus;
- Tensão EUA x China;
- Balanços de empresas nacionais (Azul, Cyrela, Via Varejo, dentre outras).
PS: A BOVESPA começa a operar às 10h, com encerramento às 17h. O aftermarket (período de negociação extra) vai até às 17h30min.