O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas é Nações do Camdomblé. O texto, que oficializa o dia 21 de março, foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (6) e foi assinado pelas ministras Margareth Menezes (Cultura) e Anielle Franco (Igualdade Racial).
O projeto, de autoria do deputado federal Vicentinho (PT-SP), foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 21 de dezembro. No texto, o parlamentar lembra a criminalização das religiões de matriz africana e os últimos atos de intolerância religiosa no país.
A relatora, a deputada Erika Kokay (PT-DF), também ressaltou o significado da data e lembrou que o resgate das nossas raízes de matriz africana é fundamental para a construção democrática. A ideia original é que a data fosse comemorada no dia 30 de setembro, mas o senado alterou para o dia 21 de março.
A data escolhida para a comemoração coincide com o dia do Massacre de Sharpeville, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a conscientização contra a discriminação racial. Naquela ocasião, um total de 69 pessoas foram mortas em um bairro negro do país