Em sua primeira viagem como presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na Argentina e vai se encontrar, nesta segunda (23) com o presidente argentino, Alberto Fernández. Além disso, na agenda também foi confirmado um encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
O encontro bilateral entre os dois presidentes vai ocorrer um dia antes da realização da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que marca a volta do Brasil à comunidade, após a troca de governo.
Na última semana, a possibilidade de uma reunião entre Lula e Maduro já tinha sido adiantada, conforme o G1.O encontro está previsto para acontecer no fim da tarde. O governo ainda não informou se haverá a assinatura de algum ato ou memorando, e se haverá pronunciamento após a reunião.
Durante o governo Bolsonaro, por opção ideológica, a Venezuela tinha sido alijada das relações em 2020.Lula defende que Maduro seja reintegrado nas discussões diplomáticas sul-americanas para resolver o impasse político no país. Além disso, o Brasil quer retomar relações diplomáticas com o governo de Caracas e ordenar a abertura da embaixada na capital venezuelana.
Além de Alberto Fernandez e Maduro, Lula conversará com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel.