“A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor”.

Essa frase é de Lao-Tsé, filósofo da China Antiga e que viveu entre os séculos VI e VIII (existem controvérsias em relação a isso). Ele é uma das figuras centrais do Taoismo e atribui-se a ele a autoria da obra criadora do Taoismo: o “Tao Te Ching” ou Livro do Caminho e da Virtude.

Lembrei-me dessa frase ao ver circular uma foto do atual presidente (vou continuar no “p” minúsculo) ajudando um catador de latinhas, há uns 4 anos. Até não duvido da foto. Mas, do intuito de circular essa foto nesse momento. Momento em que o Governo Federal vem sendo muito questionado em todas as áreas e tem tentado, de todas as formas, criar laços mais estreitos com o Congresso para se segurar no poder e realizar suas “manobras” legais. Essa foto tem o objetivo de aproximar o presidente do povo, mostrando-o como uma pessoa simples e capaz de atos próprios dos meros mortais.

Então, apelo para a poetisa grega Safo de Lesbos que diz: “Quem é belo é belo aos olhos e basta. Mas quem é bom, é subitamente belo”. O referido presidente não é bom. Muito menos belo. Não o belo estético. Mas o belo no sentido das atitudes e da forma de viver.

Vê-se um senhor que acha que ele e os seus estão acima das regras do restante da sociedade. Aprendi que o bom é sincero. E ele está longe disso. Desde o começo desse governo, ele e os seus apresentam sempre contradições e mentiras em profusão. E a aliança ao Centrão (que é composto por alguns dos piores nomes da nossa política) é uma prova disso. Afinal de contas, ele disse que não lotearia cargos no seu governo. Mentira deslavada essa!

E me pergunto novamente: qual o motivo dessa dita foto circular agora? Mostrar uma coisa que ele não é. Afinal, ninguém faz o bem pensando em retorno. Se pensa, a bondade transforma-se em acordo. Se fez o bem para mostrar, não é bondade. É propaganda política e tem objetivo definido: cooptar eleitores e seguidores.

Como se essas coisas não bastassem, existe o sem número de fake news que foram veiculadas desde antes das eleições. Tem todo discurso celebrando uma mudança que nunca vai acontecer, pois todos os caminhos que tem se tomado, são caminhos já conhecidos e que se sabe que só leva a mais concentração de renda, a mais exclusão social, taókei? Não aguardo mudanças. Aguardo retrocesso. Não aguardo bondade, nem beleza. Só vejo mentira, incompetência, maldade nas colocações, marginalização do povo pobre (cada dia mais pobre) e cada vez mais concentração do poder político e econômico nas mãos de alguns que não são bons. Muito menos belos!

 

por Paulo Correia

Comentários no facebook