Nesta quarta-feira (01) os deputados federais e senadores retornaram às atividades no Congresso Nacional após o período de recesso. Além disso, o dia  também foi marcado pela posse dos parlamentares eleitos na Câmara e no Senado.

Na pauta do dia a escolha das mesas diretoras nas duas casas legislativas. Na Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP-AL) tentará a reeleição  com o apoio de 20 partidos, entre eles PL ( partido do ex-presidente Jair Bolsonaro) e PT ( partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva). 

Já no senado, a disputa será entre o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Rogério Marinho (PL-RN), que tem o apoio de Jair Bolsonaro (PL), e Eduardo Girão (Podemos -CE).Ao todo, foram empossados 513 deputados federais e 27 senadores.

Ministros

Na Câmara, oito parlamentares deverão se licenciar para exercer cargos no Poder Executivo. São eles as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP); dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol-SP); e do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ) e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT-RS); da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP); das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP); e do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP).

No Senado, os ministros da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), da Educação, Camilo Santana (PT-CE), dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL) e  Wellington Dias (PT-PI), que assumiu a pasta do Desenvolvimento Social se licenciaram para tomar posse.

Com informações da Agência Câmara e Agência Senado

 

Comentários no facebook