De acordo com informações da colunista Basilia Rodrigues, da CNN, o Senado já coletou 14 das 27 assinaturas possíveis para abrir a CPI dos Atos Democráticos. A Comissão foi proposta por lideranças de governo para investigar a responsabilidade pelos atos de destruíram que ocorreram no último domingo (8). As informações foram divulgadas por assessores parlamentares da casa ainda na madrugada.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), volta das férias, antecipadamente, para instalar a comissão na terça-feira (10),em sessão extraordinária. O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), convocou reunião com líderes, para esta segunda-feira, às 10h, na residência oficial do Senado.
Veneziano afirmou ver responsabilidade do governo do Distrito Federal que, para ele, não teve o controle da situação. A declaração ocorreu antes mesmo do afastamento do governador Ibaneis Rocha do cargo. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), declarou, em sua rede social, que o atentado aos três poderes foi um crime anunciado.