Em seu discurso de posse, nesta terça-feira (3), o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, fez uma fala importante ao citar trabalhadores, mulheres, negros, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência, indígenas, idosos. Durante a sua fala, o professor disse que esses cidadãos “existem” e “são valiosos” para o governo.
Em sua fala, Silvio afirmou que terá a missão de enfrentar o alto índice de homicídios entre jovens,pobres e negros, propondo uma parceria com o Ministério da Justiça. O novo ministro da pasta confirmou que recriará o conselho de políticas públicas voltadas para o segmento LGBTQIA+.
Além disso, Silvio Almeida criticou a gestão anterior da pasta e disse que recebeu um ministério “arrasado”. Ele propôs uma revisão dos atos realizados no governo passado. “Todo ato ilegal, baseado e praticado no ódio e no preconceito, será revisto por mim e pelo presidente Lula.”,declarou.
Durante a sua fala, o ministro também citou ambientalistas vítimas da violência e lembrou das crianças e adolescente que ficaram orfãos durante a pandemia.
Na cerimônia, foram apresentados e assessores do Ministério dos Direitos Humanos